Dermatologia Veterinária

A pele é o maior órgão dos mamíferos e constitui-se na barreira com o meio externo. As doenças dermatológicas correspondem à uma grande parcela no cotidiano da clínica de pequenos animais.
Diversas modalidades de enfermidades acometem os animais de companhia, a exemplo de dermatoses infecciosas, alérgicas, parasitárias, imunomediadas, endócrinas e carenciais, sendo que doenças em outros órgãos e sistemas podem também ocasionar reflexos cutâneos. Nos últimos anos observou-se um grande avanço na área de dermatologia de cães e gatos, tanto na esfera de conhecimentos técnico-científicos, como nos campos de diagnóstico e terapia.
A equipe Dermatologia Veterinária, coordenada pelo Prof. MSc Carlos Eduardo Larsson Júnior, Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária e Médico Veterinário concursado do Serviço de Dermatologia do Hospital Veterinário (HOVET) da USP (pioneiro e maior Serviço de Dermatologia Veterinária da América do Sul, fundado em 1984 e chefiado pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Larsson), tem como escopo oferecer aos pacientes caninos e felinos acometidos por doenças cutâneas, um atendimento especializado, através da aplicação do conhecimento e experiência clínica adquiridos ao longo de quase 2 décadas de dedicação à especialidade.
Nossa equipe oferece atendimento dermatológico clinico-cirúrgico, através de consulta e exames subsidiários específicos (exames parasitológico e citológico de pele, culturas bacteriana e micológica, biópsia e dermatopatológico).
O Serviço de Dermatologia Veterinária está sob responsabilidade do Prof. Carlos Eduardo Larsson Júnior, com atuação na área desde 1997.